Mesmo com reclamação de Maresca, Chelsea é o semifinalista do Mundial com menos jogos na temporada
- 07/07/2025
Técnico italiano leva “corte” em coletiva
Chelsea e Fluminense se enfrentam nesta terça (08), às 16h (horário de Brasília), em Nova Jersey, pela primeira semifinal do Mundial de Clubes. Mas antes da bola rolar, a decisão já teve início após declarações dos treinadores.
Em coletiva de imprensa, o técnico Enzo Maresca, do Chelsea, passou por uma situação um pouco constrangedora. Em dado momento da entrevista, o italiano foi questionado sobre a importância que os europeus estão dando ao torneio. Durante a resposta, ele ressaltou o desgaste ao longo da temporada.
“Para mim, pessoalmente não é que não seja um jogo importante. Chegamos aqui com duas situações diferentes. Quantas partidas os brasileiros jogaram? Nós jogamos 63 partidas, os europeus chegam diferente, em outra condição“, iniciou.
Mas antes de continuar com a resposta, o treinador foi cortado por um repórter brasileiro na coletiva. “Só pra constar, o Fluminense jogou 70 na última temporada, tá?”. Com um sorriso amarelo, o italiano apenas disse: “Ah, ok. Não sabia”.
Dado importante sobre o calendário dos semifinalistas
Apesar da reclamação de Enzo Maresca, o Chelsea é o time com um mais “respiro” se levarmos em conta o período de julho do ano passado até hoje. E diferente do que o treinador disse, os “Blues” fizeram 62 jogos até aqui na temporada europeia, não 63.

De acordo com dados levantados pelo Sofascore, o Fluminense é o time que mais entrou em campo entre as quatro equipes, com 72 partidas. Na segunda posição aparece o Real Madrid, tendo 67 confrontos na temporada.
Na terceira posição vem o PSG, que fez 63 jogos. Com um partida a menos que o time francês vem o Chelsea. O único ponto que os ingleses podem destacar é que o a equipe de Enzo Maresca jogou uma prorrogação neste Mundial, nas oitavas frente ao Benfica. Já o Flu passou as duas fases no tempo normal.
Maresca elogia Renato Gaúcho
Mas além da situação desconfortável, Maresca também falou positivamente de Renato Gaúcho. “O Renato é um técnico muito experiente, tem muitos anos no futebol. Assisti mais aos jogos dele quando estava no Grêmio, não tanto agora no Fluminense. Ele tem um estilo muito claro. Tenho aprendido bastante vendo os jogos do Grêmio”, disse.