Enzo Maresca revela contato com Flamengo para pedir dicas a Filipe Luís no Mundial: “Concordo com tudo”
- 07/07/2025
Revelação do técnico do Chelsea que lembrou o Mengão
A um dia da semifinal do Mundial de Clubes contra o Fluminense, o técnico do Chelsea, Enzo Maresca, revelou, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (7), que buscou ajuda de quem conhece bem o futebol brasileiro para se preparar melhor: Filipe Luís, técnico do Flamengo, e Abel Ferreira, comandante do Palmeiras.
O treinador italiano conversou com Filipe e Abel para entender com mais profundidade as dinâmicas do jogo no Brasil — e elogiou o nível técnico das equipes do país. Detalhe: o Chelsea enfrentou os dois no Mundial de Clubes e acabou derrotado, de virada, pelo Mengão por 3 a 1 ainda na fase de grupos.
“Conversei com Filipe Luís e Abel Ferreira para fazer algumas perguntas e aprender coisas novas. Concordo plenamente com tudo o que eles falaram. Em termos de qualidade, o nível das equipes e do futebol brasileiro é muito alto”, declarou Maresca, durante a coletiva realizada em New Jersey, palco da semifinal desta terça-feira (8), às 16h.
Motivo do contato de Maresca com Filipe Luís às vésperas de semi no Mundial
O interesse de Maresca em Filipe Luís vai além da amizade ou da nacionalidade europeia. O jogo perdido pelo time inglês diante do CRF acendeu o alerta nos Blues. Desde então, emendaram uma sequência de três vitórias consecutivas, incluindo uma convincente vitória sobre o Palmeiras nas quartas de final, o que colocou o time na briga direta por uma vaga na grande decisão no Mundial.
Filipe Luís, em mais um grande torneio como treinador, e Abel Ferreira, com histórico de conquistas no país, serviram como referência para Maresca no processo de adaptação e entendimento do futebol sul-americano — especialmente no que diz respeito à intensidade, à maratona de jogos e às características táticas dos clubes brasileiros.
Técnico do Chelsea também estudou Renato Gaúcho, rival desta 3ª
A busca por conhecimento também é parte do estilo de Maresca, que já havia revelado acompanhar o trabalho de Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, especialmente nos tempos de Grêmio. Agora, às vésperas de um confronto direto com o treinador tricolor, o italiano faz questão de mostrar respeito ao futebol brasileiro.
Mas se depender do que aprendeu com Filipe Luís, o Chelsea sabe que precisará jogar muito mais do que jogou na fase de grupos — porque, no Mundial, o Flamengo já mostrou que não perdoa quem subestima o futebol do Brasil.